quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Compostagem no Jardim de Infância de Carreço




Uma vez mais, as crianças e restante comunidade educativa estão empenhadas nesta acção amiga do ambiente.

Pelo JI de Carreço

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

EB1 Calvário - Meadela


A EB1 do Calvário já iniciou a construção da sua horta.
Para tal contou com a ajuda da Junta de Freguesia da Meadela, à qual agradecem desde já todo o apoio prestado.

Jardim de Infância de Vila Fria

O Jardim de Infância de Vila Fria elaborou, este ano lectivo, um novo folheto sobre o processo da compostagem.
Este folheto foi distribuído pela comunidade de forma a promover uma sensibilização para a problemática dos resíduos orgânicos e o seu possível tratamento.



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Durante o 1º Período...


No presente ano lectivo, foram 8 escolas que integraram o projecto pela primeira vez, sendo uma de fora do concelho.

Estas 8 escolas perfazem um total de 657 alunos que se deparam pela primeira vez com este projecto e as diferentes actividades que este proporciona.
A todas as escolas foi entregue um kit de compostagem.

No dia 6 de Novembro de 2009, o programa da RTP2, Biosfera, deslocou-se à EB1/JI de Mazarefes de forma a realizar uma reportagem sobre o trabalho que vem a ser desenvolvido por esta, e outras escolas, no âmbito deste Projecto.

http://ww1.rtp.pt/multimedia/?tvprog=24778&idpod=35134


No dia 24 de Novembro de 2009 foi assinado um protocolo, entre a Câmara Municipal e as escolas integradas neste projecto, para a recolha selectiva de resíduos orgânicos biodegradáveis. Nesta sessão foi acordado que as escolas receberiam contentores castanhos para a deposição desses mesmo resíduos, que serão posteriormente encaminhados para a Central de Compostagem da Lipor.

Ano Lectivo 2009/2010

No presente ano lectivo estão inscritas 48 escolas, perfazendo um total de 3700 alunos desde o ensino pré-escolar até ao secundário.

Durante o ano serão realizadas visitas técnicas a todas as escolas onde serão realizadas actividades com os alunos, sempre adequadas à faixa etária...

Como tudo começou...

O projecto pedagógico "Compostagem nas Escolas" foi implementado no ano lectivo 2006/2007 pelos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) em parceria com o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA).

Este é um projecto, que tendo-se iniciado nas escolas do concelho de Viana do Castelo, pretende fomentar o hábito da valorização de resíduos orgânicos nas escolas e passar os portões das mesmas.